segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Laguna - Terra de Anita Garibaldi

AGORA VOU FALAR UM POUCO DE MINHA CIDADE.

Heroína brasileira, nasceu em Morrinhos, SC, então município de Laguna, em 30 de agosto de 1821, filha de Bento Ribeiro de Silva e Maria Antônia de Jesus Antunes.
Embora os pais de Anita fossem pobres, deram-lhe excelente educação.Era descendente de portugueses.
Após a morte do pai, Anita cedo teve que ajudar no sustento familiar e, por insistência materna, casou-se, em 30 de agosto de 1835, aos catorze anos, com Manuel Duarte de Aguiar, na Igreja Matriz Santo Antônio dos Anjos da Laguna.
Depois de somente três anos de matrimônio, o marido alistou-se no exército imperial, abandonando a jovem esposa.
Quando surgiu a Revolução Farroupilha, ligou-se a Giuseppe Garibaldi que a unira ao movimento. Deu o seu primeiro tiro de canhão, na Batalha de Laguna. Devido a oposição dos pais, Garibaldi raptou-a, indo regularizar o casamento em 26 de março de 1842, no Uruguai. Tornou-se uma companheira destemida do esposo, participando em seus combates, lutou pela unificação e libertação de Itália.
Mais tarde viu-se sitiada pelas forças legalistas, conseguindo fugir. Nasceu o seu primeiro filho no dia 16 de setembro de 1840. Em 1847 Anita seguiu para a Itália levando seus três filhos. Reuniu-se a Garibaldi pouco depois em Nice. Tomou parte dos combates de Roma; os amotinadores foram obrigados a se retirarem em barcos de pesca, os quais a maior parte caiu em poder dos Austríacos.
Porém o que conduzia o casal encalhou numa praia. Anita e Giuseppe com alguns companheiros abrigaram-se numa propriedade rural nas proximidades de Ravena. Anita teve o seu estado sensivelmente agravado pela febre tifóide, durante os combates em Roma, vindo a falecer no dia 4 de agosto de 1849, antes de completar trinta anos de idade.
Em sua memória ergueram vários monumentos no Brasil e na Itália. Seu nome de solteira: Ana Maria de Jesus Ribeiro.

Fonte: http://www.e-biografias.net/biografias/anita_garibaldi.php
 
Estátua e Museu de Anita Garibaldi - FICA NO CENTRO DE LAGUNA - ABERTO PARA VISITAÇÃO
Casa de Anita - ONDE VC CONHECE TUDO DE NOSSA HEROÍNA - ABERTO PARA VISITAÇÃO
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário